Hotel Serra Grande
Conceito
O projeto deste Hotel holÃstico localizado em Serra Grande, Bahia, foi planejado para ser um refúgio introspectivo, permitindo uma vivencia do meio ambiente. Para isso foram estudados construções vernaculares locais bem como soluções construtivas. Esse ensinamento foi utilizado para conceituar o e desenhar as edificações. O complexo possui uma sede, com restaurante, bangalôs de duas tipologias e tamanhos diferentes, e um centro de meditação e processos terapêuticos, bem como outros equipamentos menores, como mirante, redários e mini salas. A implantação teve como premissa esconder as construções na mata, deixando o aspecto de terreno preservado, e evitando o dialogo entre as construções.
Materiais Locais
Os materiais escolhidos, foram todos locais. Como telhas de madeira em chapa, tÃpica das construções locais e concreto ecológico feito com uma mistura de terra local.
Conforto Térmico
​
Estudos de ventilação e conforto térmico nortearam as escolhas construtivas. Janelas potencializam a ventilação natural, bem como materiais com alta inercia térmica são parte fundamental para o controle de temperatura local.
Entorno e Privacidade
A busca por criar uma construção que se integrasse na paisagem e ao mesmo tempo tomasse partido do terreno, criando um dialogo com o mesmo, foi um desafio. Os bangalôs tinham que ficar protegidos das circulações do hotel para ter privacidade, por outro lado, precisavam se integrar ao entorno para extrair o máximo dos usos das varandas.
Permitindo que está, fosse um espaço de diálogo do exterior com o interior.
Design Orgânico
O design orgânico foi o partido usado para criar espaços fluÃdos e integrados ao meio ambienta natural do local. Estudos energéticos foram parte importante do processo de design das construções.