APTO ARAGUAIA

JARDINS, SÃO PAULO - SP

FICHA TÉCNICA

Área construída

Conclusão

256m²

2017

PROJETO

Arquitetura

Passos Arquitetura

Thiago Passos, Débora Cunha, Mônica Valêncio, Maísa Pimenta, Mirela Borba, Isabella Haddad, Camila Miki, Renata Iervolino

André Mortatti | Marcos Caldo

SkyGarden

Nuria Uliana

Equipe

Fotografia

Paisagismo

Produção

O projeto do apartamento Tatuí serviu como uma experimentação na aplicação de elementos da arquitetura japonesa: leveza em toda composição, uso de materiais cruz com suas texturas naturais, bem como um paisagismo com conceitos de tsuboniwa e shakkei.

O tsuboniwa é um elemento comum na arquitetura japonesa desde o século VIII, mas modernizou-se com o tempo. Ele pode ser entendido como espaços de vegetação privados e fechados internos à residência, algo similar aos jardins de inverno. Esse elemento foi aplicado na área social do apartamento, servindo como conector visual entre a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha.

Já o shakkei pode ser traduzido como “cenário emprestado”, ou seja, quando a construção usa elementos do cenário para compor a arquitetura e o paisagismo. Na varanda temos a vista da copa de um flamboyant, o paisagismo tomou isso como partido para criar um jardim em todo comprimento da varanda. O resultado é que confunde-se os elementos internos e externos, como uma grande massa verde dentro de um apartamento em uma região plenamente urbana em São Paulo.

1. sala de estar
2. sala de jantar
3. jardim
4. cozinha
5. lavabo
6. suíte
7. banho
8. suíte master
9. banho master
10. closet
11. dormitório serviço
12. banho serviço
13. escritório
14. área de serviço

DSC_2158-Editada.jpg

STAND REVISTA PROJETO

Próximo projeto